Você é do tipo que torce o nariz pra ideia de cortar uma cebola. Diz que não faz ideia do que é grano duro, muito menos do tempo de cozimento de um arroz. Mas também não cansa de soltar na mesa de bar que, se quiser mesmo, faz uma macarronada bem melhor do que a do seu amigo. Chegou a hora de tomar coragem, deixar o papo furado de lado, revelar o talento que existe dentro de você na cozinha. O motivo: a pessoa amada, aquela que merece uma surpresinha das boas – ou que você está tentando conquistar de vez. Meu amigo, acredite: com boa vontade e os ingredientes certos você prepara um jantarzinho com dignidade e, que marravilha!, conquista ou surpreende a pessoa amada no ato.

Revista-se te conta como preparar o jantar perfeito, com dicas de como arrumar a mesa, à receita mágica e fácil de fazer pra derreter corações. São apenas 8 passos, bora?!

A ideia: preparar um risoto de camarões, que sempre faz bonito. Como entrada, uma salada simples, mas não menos gostosa, de folhas e presunto de parma (vende tudo pronto, é só montar). Receber a pessoa amada com uma sangria gostosa ou o seu drink favorito, que você gosta de preparar. Já é muita coisa? Ok, serve um belo vinho que tá lindo. Siga os passos amigo:

 #1  A Estratégia

Como o dia dos namorados cai numa segundona, compre tudo no domingo ou antes de ir pro trabalho na segunda de manhã. Se deixar tudo pra depois do trabalho, quando for pra casa, não vai dar tempo! E por favor, não esquece de levar a lista do que precisa anotada no celular, não em um papelzinho que você certamente vai perder.

 #2  Uma vez no mercado

Foco na lista. Certamente você vai se deparar com outras coisas pelo caminho, mas nada de perder tempo. Foco na lista porque o planejado não sai caro. Em bom português: você não deixa de comprar o que precisa de verdade, e ganha tempo pra preparar tudo com calma depois.

Flores*   /   2 Garrafas de vinho*   /   Frutas para a sangria ou os ingredientes do seu drink

Para a entrada, uma bela e fácil salada de parma

Folhas frescas – 1 pacote de radicchio e 1 pacote de rúcula    /   100g de Presunto de parma   /   1 Limão siciliano   /   Queijo parmesão* 

Para o prato principal, o infalível risoto de camarão

3 xícaras de arroz arbório   /   ½ cebola picada   /   1 talo de Alho poró   /   ½ kg de Camarão descascado*   /   1 xícara de vinho branco   /   1 punhado de queijo parmesão ralado   /   Azeite   /   Sal   /   Pimenta

Para o caldo do risoto

1/2 cebola   /   2 cenouras médias    /   1 punhado de folhas de salsão   /   1 litro de água mais ou menos

Para os camarões

3 dentes de alho   /   1 limão siciliano

_____  //  ______


Dicas valiosas

*As 2 Garrafas de vinho você vai usar metade delas pra preparar a sangria e uma parte para o risoto,

*Compre uma peça inteira do queijo para ralar na hora, não aqueles que já vem prontos em saquinho ok?.

*Pergunte para amigos sobe alguma peixaria e encomende camarão fresco, já sem casca. Se nâo conseguir, tudo bem. Os mercados vendem diferentes tipos de camarões congelados, que também funciona.

*mesmo que esteja preparando um jantar para um homem, é bacana enfeitar a mesa com flores. Você pode comprar no mercado, alguns têm ótimas opções, ou passar em uma floricultura depois das compras (se deixar para a noite, não vai ter mais, acredite.

 #3   Arrume a mesa

Uma vez em casa, arrume a mesa. Se você se enrolar com os pratos, pelo menos a mesa estará pronta e bonita. Coloque as flores em um vaso ou em uma jarra de vidro ou cerâmica, ou uma lata bonita de chás; vale o que você tiver. Nem encana com a tal da toalha de linho. Você pode comprar um pedaço de um algodão bacana em um armarinho e usar como toalha. A nossa é de listras. Coloque um prato maior com os talheres ao lado. Ele vai servir como suporte para o potinho da salada; fica bonito. Se o guardanapo for de pano, deixe-o sobre o prato. Do contrário, coloque sob a faca. Disponha as taças de vinho e copos de água em frente aos pratos e também a cumbuca e as colheres que vai usar pra servir o risoto.

 #4    Organize os ingredientes

Logo que arrumar a mesa, coloque os vinhos para gelar, corte e separe os ingredientes dos pratos. Se comprou camarões congelados, coloque-os em uma bacia e deixe perto de uma janela. Se fizer as compras de manhã, deixe-os na geladeira; certamente eles vão descongelar até a noite e você não vai precisar usar microondas, que sempre cozinha o alimento. Lave o que deve ser lavado, como as folhas, corte os vegetais em cubinhos e reserve em cumbucas, e tempere os camarões com sal e limão. Já separe as quantidades exatas do arroz e de vinho e não esqueça de também ralar o queijo e separar uma porção para cozinhar e outra para servir, pra não se atrapalhar na hora.

 #5   A hora certa de preparar os pratos

Comece mais ou menos 1 hora antes do horário marcado pro seu love chegar. Como risoto só fica bom quando feito na hora, você vai finalizar o prato minutos antes de servir. A salada já pode ficar pronta na geladeira. Na hora de servir, esprema um pouco de suco de limão e regue com azeite. Você também já pode deixar a sangria ou o drink prontos ou deixar pra preparar quando ele chegar, o que é charmoso.

Como preparar: coloque a cebola, a cenoura e as folhas de salsão para cozinhar. O caldo tem que estar quente para preparar o risoto. Quando estiver levantando fervura baixe o fogo e comece a preparar o risoto. Refogue a cebola em duas colheres de azeite por cerca de 2 minutos e coloque o arroz. Mexa um pouco e acrescente o vinho. Mexa até que o álcool evapore. Aí coloque 2 conchas de caldo, sal e pimenta. Não pare de mexer e vá adicionando uma concha de água por vez para que o arroz não seque. Você vai fazer isso por cerca de 10 minutos e desligar o fogo. O arroz vai estar quase no ponto, mas ainda um pouco duro. Cubra-o com a água do caldo, umas 3 conchas, pra que não resseque e tampe. Você vai finalizar só na hora de servir.

 #6   Hora de se arrumar!

Tudo no esquema, é hora de tomar um belo banho e colocar uma roupa bacana, mas confortável. Se você não usa sapatos, ninguém espera encontrar você de sapatos justamente nessa noite ok? Respeite o seu estilo. Uma receita muito simples: seus jeans favoritos (desde que estejam limpos hein galera!), um tricô e tênis brancos. Se ele tiver uma gola não muito aberta, como a do tricô da foto, use o tricô sem nada por baixo, só com as mangas pra cima. Tricô com gola V não fica legal ok?

 

 

 #7    Etapa final

Servir o jantar. Convide seu love pra te acompanhar até a cozinha, ele (ela) pode até dar opinião sobre o tempero. Agora você precisa finalizar o risoto. Aqueça novamente o caldo e coloque os camarões pra grelhar em uma frigideira por 2 minutos e desligue. Uma vez quente, acrescente 1 ou 2 conchas do caldo ao risoto e mexa até que fique cremoso novamente. Jogue os camarões, mais uma concha de caldo, mexa e experimente – e aproveite para pedir a opinião do seu love também. O arroz já deve estar no ponto. A hora de acertar o tempero é agora. Desligue o fogo e Acrescente 1 colher de azeite, o queijo ralado e tampe a panela. Espere uns 2 min e sirva. Quando abrir a panela, veja se precisa de um pouco mais de caldo. Risoto bom deve ser molhadinho e cremoso.

 #8   E a sobremesa?

Amigo, compre uma caixa de bombons ou brigadeiros do tipo gourmet, sempre encanta e vocês podem apreciar juntos… Mas, de verdade, essa a gente deixa com você…. 😉

 

 

QUER SER AVISADO SOBRE NOSSOS PRÓXIMOS POSTS?

[contact-form-7 404 "Not Found"]