A história de grande parte do closet moderno passa, quem diria, pelas duas grandes guerras – e com a jaqueta de couro não foi diferente.

A primeira a surgir no horizonte foi a bomber, criada durante a Primeira Guerra Mundial para proteger os pilotos das condições climáticas baixíssimas – curioso como o nome de uma peça dá pistas sobre ela não?

jaqueta_1

Na sequência, na década de 1920, Irving Schott deu vida à perfecto, vendida na época a $5,50 na Harley Davidson. Sim, no combate ou nos esportes radicais, a jaqueta de couro sempre esteve associada à adrenalina e à ideia de uma certa rebeldia.

Não à toa, ela ganha popularidade com um dos maiores símbolos rebeldes do cinema nos anos 1950: Marlon Brandon. Quando o ator aparece em O Selvagem, usando jeans, T-shirt e a perfecto de couro by Irving Schott, o mundo se rende à figura do bad boy que não se separa de sua moto.

brando

Marlon Brandon

Considerado o “rei do cool”, Steve McQueen foi outro que serviu como embaixador das jaquetas de couro. No auge da contracultura, o ator, que também era piloto de motocross, era a personificação do homem moderno: livre, destemido, um mar de testosterona.

steve

Steve McQueen

Das telas para os palcos, a jaqueta de couro encontra nos astros da música seus melhores companheiros. Dos Beatles aos Rolling Stones, dos Ramones ao Sex Pistol, não há roqueiro que não tenha usado uma jaqueta de couro a seu favor.

Os Ramones, aliás, ajudaram a deixa-la ainda mais rebelde, se é que isso é possível. “Pais” do punk rock,  associaram a jaqueta à ideia de transgressão ilimitada, fazendo dela a protagonista do seu visual.

joey ramone

Joey Ramone

Clássica, sem ser careta, atemporal e sempre com releituras modernas, a jaqueta de couro chega ao novo milênio com a benção da moda, sendo uma das peças mais adoradas de todos os tempos.

O bônus extra? Apesar de manter a verve rebelde, ela pode ser usada em várias produções: segue rock’n’roll na companhia de jeans estonados e camisetas, e elegante ao lado de uma boa alfaiataria.

jaqueta_2

CTA_oxford

[contact-form-7 404 "Not Found"]