A corrida 1P5P acontece no próximo domingo, dia 23. Certamente você está preparadíssimo para a prova. Mas amanhã, véspera da prova, já sabe o que fazer? Pretende descansar ou treinar mais um pouquinho? E no dia da prova: vai sair correndo, sem comer nada? Nossos embaixadores, especialistas em atletismo e nutrição, dão as dicas.

A corrida 1P5P faz parte do projeto de mesmo nome, iniciado pela Reserva em maio, que viabiliza 5 pratos de comida para cada produto adquirido nas lojas da Reserva (veja como funciona em www.usereserva.com/1p5p).


Os experts:

thi-ferreira

Thi Ferreira, do Pura Vida Training + Mahamudra

pedro-pires

Pedro Pires, do Pura Vida Training + Espaço Pura Vida

destaque-analuiza

Ana Luiza Real, do Casei Com Atleta

denise

Denise Tamaki, do Corro, Logo Existo


10 dicas sobre o que fazer na véspera da prova

1. Descanse na véspera. O ideal em provas longas é não treinar no dia anterior.

2. Caso pense em exercitar-se na véspera da prova, é recomendável um trote leve, de, no máximo, 30 minutos.

3. Durma bem na noite anterior à prova. O recomendado são oito horas de sono. Certifique-se de que o seu despertador esteja funcionando corretamente.

4. Prepare sua roupa de corrida no dia anterior para não precisar se preocupar com isso pela manhã. Confira a previsão do tempo para não se vestir demais ou de menos.

5. Hidrate-se bastante. Uma boa hidratação no dia anterior é mais eficiente do que entupir-se de líquidos imediatamente antes da prova.

6. Não esqueça de checar as unhas dos pés. Uma unha comprida pode incomodar tanto quanto um tênis não amaciado ou uma meia mal colocada.

7. Tente conhecer o trajeto da prova. Isso ajuda a evitar surpresas e permite que você guarde energia para trechos mais intensos. Se você não puder conferir in loco, use o Google Maps para checar o percurso. Descanse na véspera. O ideal em provas longas é não treinar no dia anterior.

8. Evite folhas cruas, comida japonesa, frituras, gorduras e alimentos que possam dificultar a digestão e induzir o corpo a produzir gases, como o pimentão, o repolho e a couve-flor.

9. No almoço, procure ingerir proteína com pouca gordura (filé mignon, frango ou peixe) acompanhado de carboidratos (batata, arroz, macarrão).

10. O jantar deve ser composto por 80% de carboidrato associado com pequena quantidade de proteína. Evite massas com queijo.

destaque

… e 10 dicas sobre o que fazer no dia da prova

1. Acorde com antecedência para não ter que fazer as coisas com pressa. Deixe para correr só durante a prova.

2. Não faça um café da manhã muito diferente do que costuma fazer durante o período de treinos. Evite os derivados do leite e alimentos laxativos, como mamão e laranja, que podem dar uma complicação no meio da corrida.

3. Alimente-se de coisas leves na pré-corrida, como cereais e pães integrais, tapioca e frutas.

4. O café é um ótimo estimulante. Beba uma xícara, de preferência sem açúcar.

5. Chegue cedo no local da prova (sim, está no regulamento, mas é sempre bom relembrar). No dia da corrida, não faça um café da manhã muito diferente do que costuma fazer durante o período de treinos. Cereais e pães integrais, tapioca e frutas são os alimentos indicados.

6. Evite estrear um tênis novo no dia da prova. A tentação pode ser grande, mas um eventual desconforto pode atrapalhar seu desempenho.

7. Cheque se o cadarço está bem amarrado. Parar para amarrar os tênis, quebra o ritmo de corrida e faz você perder tempo. Para evitar que ele desamarre, você pode dar um nó depois do laço.

8. Não beba líquido demais antes da largada. Além de não melhorar a hidratação, pode fazer com que você tenha de parar para ir ao banheiro.

9. Atenção para o sol: não esqueça o protetor solar.

10. Faltando 15 minutos para a largada, coma bananada ou gel ou jujuba de carboidrato com água, por serem de fácil e rápida absorção.


mitos-e-verdades-sobre-corrida


 QUER SER AVISADO SOBRE NOSSOS PRÓXIMOS POSTS?