Considerado uma das lendas do surf brasileiro, Tico Cavalcanti também é o criador de uma das mais importantes (e desejadas) marcas de boardshorts dos anos 1980, a By Tico. Agora, o ilustre surfista empresta seu expertise para uma coleção especial, criada em parceria com a Reserva. São seis modelos de boardshorts, todos com as cores eletrizantes e a modelagem um pouco mais encurtada e ajustada inspirada nos hits 80´s, que voltaram a ser moda nas praias e águas do mundo.

Do tipo de costura, à escolha dos tecidos e acabamentos, espere encontrar o que há de melhor no mercado do surfwear. “Além de ser uma peça de vestuário, a bermuda também é um equipamento esportivo. Precisa ter funcionalidade, secagem rápida e durabilidade boa”, explica Tico, que cuidou de cada detalhe da criação, como costumava fazer.


tico-cavalcanti-para-a-reserva

Surfistas como Tico Cavalcanti ajudaram a construir a imagem de uma turma saudável e estilosa, pautada por atitude, jeitos de vestir e de falar absolutamente autênticos, que conquistou (e conquista) milhares de adeptos. Muito mais do que um esporte, para essa galera o surf é um estilo de vida.

Popular desde a década de 1970 no Havaí, quando os circuitos ganharam o formato conhecido hoje, foi a partir dos anos 1980 que o esporte ganhou força no Brasil. Naquela época, praias como Joaquina, em Florianópolis, e o Litoral Norte de São Paulo começaram a receber etapas do circuito mundial e multidões de curiosos. A profissionalização e a consolidação do mercado de surfwear foi a consequência.

Em paralelo, as revistas de surf começaram a provocar nos jovens a vontade de fazer parte daquele estilo de vida. Todo o colorido que era visto nas coleções das principias grifes de moda, nos videoclipes e nas ruas, também caiu no mar: bermudas curtas e fluorescentes, com cortes assimétricos e formas geométricas eram o que havia de mais bacana.


img_1210

Agora, moda e televisão propõem uma nova imersão na cultura 80´s. No canal Off, o programa “80 e Tal”, de produção do Grupo Sal, reuniu uma turma de surfistas da nova geração para surfar como antigamente, com direito a figurino coloridíssimo e pranchas de duas e três quilhas. Da música as paisagens, tudo é pensado para refletir a atmosfera da época.

Não à toa, as fotos da campanha da coleção de Tico Cavalcanti para a Reserva seguem o clima. Além das bermudas e das pranchinhas vintage, as fotos promovem um encontro de gerações do surf, ou melhor: de amigos de Tico. Antonio Ricardo, apresentador do extinto programa Realce; Roni Falcão, surfista e fera do parapente, e Betinho Dias, free surfer da nova geração, são os convidados.

onda-80s-a-colecao-exclusiva-de-tico-cavalcanti-para-a-reserva-perfilonda-80s-a-colecao-exclusiva-de-tico-cavalcanti-para-a-reserva_00

Para Betinho Dias, que sequer nasceu naquela época, o encontro foi uma oportunidade de viver um momento de que ele gostaria de ter feito parte. “Cresci vendo esses caras surfar. É como se a gente resgatasse um pouco das origens através das pranchas, das bermudas, das cores”, contou. Já para a geração antiga uma coisa é certa: o surf evoluiu, mas continua disseminando estilo, opinião e comportamento. E unindo gerações.
onda-80s-a-colecao-exclusiva-de-tico-cavalcanti-para-a-reserva_003

 



henrique-saraiva


 QUER SER AVISADO SOBRE NOSSOS PRÓXIMOS POSTS?