Crachá inteligente lembra médicos de lavarem as mãos e reduz número de infecções hospitalares

Fala galera,

A gente pode não respeitar horário, falar alto e até não ser o povo mais regrado do mundo, mas verdade seja dita, ninguém pode falar um A da higiene do brasileiro. Somos um povo todo complicado, mas somos bem limpinhos também!

Isso fica evidente nos dois banhos diários que costumamos tomar e até nos novos negócios que surgem e dão certo por aqui. O mais recente deles é o Higienize, da empresa Senfio, que zela pela sanidade dos hospitais.

Centros de saúde no mundo inteiro fazem o impossível para afastar qualquer hipótese de infecção hospitalar — que são, como na maioria dos casos de infecção, transmitidas pelas mãos.

Crachá inteligente lembra médicos de lavarem as mãos e reduz número de infecções hospitalares

Foto: Reprodução

E foi a partir dessa premissa que a Senfio desenvolveu um produto singular para monitorar a higienização de mãos de profissionais de saúde garantindo maior segurança aos próprios profissionais, pacientes, planos de saúde e unidades hospitalares.

O sistema basicamente gira em torno de um crachá inteligente, que deve estar constantemente na posse os profissionais. Quando um dispenser é acionado, uma comunicação via bluetooth informa ao crachá que o profissional higienizou suas mãos.

O Crachá inteligente possui funcionalidades únicas, tais como: tecnologia Wi-Fi, Bluetooth e NFC integradas; display de pixels; botões de acesso; botão de socorro e bateria recarregável.

A solução utiliza uma técnica única de prevenção chamada de Feedback Loop. Essa técnica relembra, no próprio crachá, que o usuário deve higienizar suas mãos antes de tocar em um paciente. Desta forma, caso um profissional de saúde tenha se esquecido de limpar adequadamente as mãos, ele ainda tem esse lembrete para fazê-lo.

De acordo com as projeções da Senfio, a tecnologia pode reduzir o tempo de internação dos pacientes, cortar os gastos dos planos de saúde e despesas com remédios e pode até salvar vidas. Qualquer novidade que tenha potencial para impactar positivamente a vida de todo mundo, ganha facinho a nossa torcida!

Beijo,

Rony Meisler


 QUER SER AVISADO SOBRE NOSSOS PRÓXIMOS POSTS?