São muitas festas e confraternizações de fim de ano. Aproveitar e sobreviver a elas não depende apenas de controlar a quantidade de mojitos, negronis ou vinho – desde já, não custa lembrar que misturar bebidas é sempre uma furada. Gentileza é a alma do negócio. Tem a ver também com a roupa que você veste, com o horário que você chega, com a capacidade de mostrar-se agradável com quem quer que seja. Inclusive com a tia que você só encontra no Natal e que sempre pergunta quando vem o casório e você continua sem ter o que responder. Tem jeito de disfarçar o sorriso amarelo. E de se divertir até na mais improvável das confraternizações. Revista-se lista as 15 regrinhas básicas para ser um bom anfitrião ou um convidado ilustre, que todos querem ter por perto.


Na festa da empresa

na-festa-da-empresa

1. NÃO É LEGAL beber além da conta. Tome água entre os drinks e coma alguma coisa para evitar constrangimentos.

2. É LEGAL socializar e conhecer colegas de outras áreas. Assim você aumenta sua rede de relacionamentos e pode realizar projetos em 360.

3. NÃO É LEGAL usar jeans rasgados ou outras peças que possam demonstrar desleixo. Se você tem dúvidas sobre o que vestir, vá de clássicos: camisa branca, calça azul, cáqui, preta ou jeans sem qualquer lavagem. Nos pés, tênis branco ou siders. Cuidar da aparência é uma forma de mostrar carinho com o anfitrião.

 


Na confraternização com amigos ou familiares (se você for o anfitrião)

4. É LEGAL convidar e reunir pessoas de diferentes estilos e idades para uma festa, almoço ou jantar. A festa vai ficar muito mais divertida.

5. NÃO É LEGAL enviar “Save the Date e-mails”. Se a festa mudar de data ou local, você terá que mandar mais um para corrigir o primeiro. Muito menos criar eventos no Facebook se você tem entre seus convidados pessoas que já passaram dos vinte e poucos anos. Um único convite, pontual sobre a festa ou um jantar, via e-mail ou telefone é o correto. Se é uma confraternização entre amigos, vale whatsapp.

6. É LEGAL decorar a casa com plantas e elementos que remetem ao Natal. Velas também dão um clima especial ao ambiente. Se o encontro for em um restaurante, combine com a gerência para que distribuam flores e velas na mesa.

7. É LEGAL TAMBÉM usar uma bermuda de corte reto com uma camisa de manga curta se o evento for de dia. Bermudas com bolso e boardshorts, jamais.

  


Na confraternização com amigos ou familiares (se você for o convidado)

8. NÃO É LEGAL chegar atrasado. Existe uma tolerância de 15 minutos; mais do que isso, vira falta de educação. Lembre-se que as pessoas podem estar esperando você para um brinde ou jantar.

9. É LEGAL levar uma lembrancinha de agradecimento para o anfitrião. Pode ser um buquê de flores ou uma garrafa de vinho. É educado e delicado.

10. NÃO É LEGAL levar um convidado sem a permissão e/ou convite do anfitrião. Sempre pergunte antes.

11. É LEGAL mostrar respeito com a tia que você só encontra no Natal e dispensar alguns minutos de conversa com ela. Em vez de ter uma postura passiva, pergunte como ela está, o que tem feito, sobre lembranças de família. No fim, pergunte se ela gostaria de uma bebida. Levante, entregue e diga que vai buscar uma para você e dar uma volta.

12. NÃO É LEGAL usar regata em nenhum tipo de confraternização.

13. É LEGAL experimentar uma peça de roupa diferente do que você costumar usar. Uma camisa com padronagem miúda ou de outra cor fica mais interessante do que a polo preta de sempre. Também vale dar folga ao jeans e vestir uma calça iron, que é tão confortável quanto, só que mais elegante.

 


 

14. NÃO É LEGAL atacar a mesa sem ter sido convidado. Deixe que as pessoas mais velhas se sirvam e depois faça seu prato. Em vez de encher o prato com camadas de comida, pegue um pouco de cada coisa por vez. Não tem problema repetir.

15. É LEGAL ser gentil, educado e agradável com todas as pessoas da festa. O sorriso é o seu melhor presente. Se você foi convidado para uma confraternização é sinal de prestígio, de que você tem amigos, familiares e motivos para celebrar. Divirta-se!

 


como-comprar-o-presente-certo


 QUER SER AVISADO SOBRE NOSSOS PRÓXIMOS POSTS?