A Reserva acaba de escrever um capítulo importante na história da moda. É que simplesmente fizemos uma parceria com a incrível Liberty Fabrics, marca inglesa que é referência mundial em estamparia e tecidos de qualidade. São 4 camisas e tênis com as estampas florais icônicas da Liberty Fabrics, coisa que só marcas de peso, como Nike, Uniqlo, Hermés e Havaianas, têm no rol de colabs.

A Liberty Fabrics foi criada em 1875, em Londres, por Arthur Lasenby Liberty, que começou a produzir tecidos tingidos à mão, para mudar a cara da moda e da decoração da época. Em pouco tempo, os tecidos com motivos florais viraram marca registrada da marca, referência de qualidade, bom gosto e inovação, e objeto de desejo mundo afora. Conheça as curiosidades por trás das estampas das camisas da parceria Liberty Fabrics + Reserva e a história da marca que você também vai vestir a partir de agora.

  As estampas Liberty + Reserva   

Cada uma das estampas criadas pela Liberty Fabrics tem uma história única e original. Conheça as curiosidades por trás das estampas das camisas da parceria Liberty Fabrics + Reserva. Todas são produzidas com o incrível algodão Liberty Tana Lawn.

EDENHAM

Criada em 1996, é composta por um mix de rosas, botões de ouro e flores de miosótis, também conhecidas como “Não me Esqueça”. A escala e os espaços trabalhados entre as flores são mais amplos do que as tradicionais estampas. Encontrada em 45 diferentes combinações de cores, na Coleção Especial Liberty Fabrics + Reserva ela tem flores coloridas e fundo marrom.


ROS

A Ros foi criada em 2002 e é composta por buquês de violetas espalhados em fundo branco. Violeta em inglês é chamada de Pansy, uma derivação da palavra francesa pensie, que significa pensamento ou lembrança. Na coleção Liberty Fabrics + Reserva, ela aparece em duas versões: flores vermelhas com fundo marinho e fundo bege.


HOBBES

A Hobbes foi inspirada em um trabalho antigo dos arquivos da Liberty Fabrics. Com referência nos padrões exóticos do oriente, ela traz a clássica árvore da vida em lindos movimentos, com flores e folhas estilizadas. As flores são azuis e o fundo é branco.

 

  Porque a Liberty é incrível   

A Liberty Fabrics cria estampas com desenhos originais e inspiradores há mais de 140 anos. Arthur Liberty, o fundador da marca, já trabalhava com o comércio de mercadorias exóticas e tecidos do extremo oriente, quando começou a produzir seus próprios tecidos e objetos de arte, em 1875.

Os pequenos desenhos florais, assinatura da marca, desde o início foram inspirados em padrões exóticos do Oriente e ficaram famosos por seus detalhes e paletas de cores originais. São feitos à partir de técnicas manuais definidas por Arthur, e usadas ainda hoje, que misturam lápis, tinta, lavagem, lápis de cera e impressão.

O algodão utilizado pela marca, o Liberty Tana Lawn, é mundialmente reconhecido como o melhor algodão fino do mundo. Introduzido pela Liberty Fabrics após a primeira Guerra Mundial, o Tana Lawn é feito com algodão de fibras longas provenientes do Egito, tecidas em um tecido compacto, fino e forte, com uma bela superfície lisa ideal para impressão. Imagine o toque e o caimento de uma camisa feita com esse algodão. Não existe nada mais incrível!

Entre florais e desenhos gráficos, a Liberty Fabrics detém um arquivo com mais de 43.000 desenhos exclusivos, que não deixam de ser também uma bela e inspiradora amostra dos estilos e expressões de arte do último século.

Atualmente, a marca cria mais de 120 novas estampas e padrões por ano. E colabora com artistas, escritores, artesãos, arquitetos e ilustradores de todo o mundo, desde William Morris e Gabriel Dante Rossetti, no século 19, a Yves Saint Laurent, Vivienne Westwood e Nike nos anos 2000. E agora com a Reserva!

A loja, Liberty London, fica no coração de Londres, próxima à Oxford e à Regent Street. O prédio é inspirado no estilo medieval da era Tudor e foi construído nos anos 1920 com madeiras de dois navios. Além dos tecidos icônicos, há coleções de estilistas famosos, como Alexander McQueen, objetos de decoração, papelaria e uma floricultura! Visita imperdível.

  As principais parcerias da Liberty no mundo   

Com parcerias diversas, que abrangem de conceituados designers da moda, das artes e da decoração, a artistas do showbizz, a Liberty Fabrics imprime seus tecidos e estampas em roupas para homens, mulheres, e crianças, calçados esportivos e até objetos de decoração. Conheça algumas delas.

NIKE

A parceria entre Nike e Liberty começou há dez anos. Na última, em 2016, o clássico Nike Roshe Cortez ganhou estampa Liberty Fabrics no interior.


HERMÉS

Uma das mais elegantes grifes francesas, famosa pelos lenços de seda tingidos artesanalmente, a Hermès criou um lenço e uma gravata em parceria com a Liberty em 2009.


JAMIE OLIVER

O chef inglês e sua equipe criaram três estampas digitais usando comidas e receitas de Jamie. Para criar a Apple, eles pressaram fatias de maçãs e folhas de hortelã em uma folha de papel – a Apple foi usada em uma sapatilha feminina.


UNIQLO

A coleção cápsula entre a marca japonesa Uniqlo e a Liberty foi lançada em 2016. No rol de produtos, camisetas, tops, calças, camisas, roupões de banho e chinelos.


HAVAIANAS

Sandálias, bolsas, espadrilhas e toalhas de praia das Havaianas ganharam motivos Liberty Fabrics em 2016. As 5 diferentes estampas personalizadas foram inspiradas nos arquivos originais dos anos 1960 da Liberty Fabrics, década em que a Havaianas foi criada.


JOHN MALKOVICH

O ator, diretor e produtor inglês de cinema, famoso pelo filme Quero ser John Malkovich, criou a estampa Peacocks of Grantham Hall, com pavões sentados, para sua linha de roupas masculina Technobohemian.


QUER SER AVISADO SOBRE NOSSOS PRÓXIMOS POSTS?