Lucas Mendes, da Revelo: inteligência artificial na busca de talentos

Antes de montar a Revelo junto com o atual sócio, Lachlan de Crespigny, Lucas Mendes abriu uma empresa de venda de produtos de beleza em salões de cabeleireiro. No meio do caminho, sentiu que o negócio tinha pouco a ver com ele. “Sou careca!”, brinca. Mas o problema ia um pouco além de questões estéticas. Os fundadores perceberam que o negócio existia na cabeça deles, mas não havia sido suficientemente validado no mercado. “A gente descobriu que não existia essa necessidade. E acabou se fundindo com uma grande empresa, a Beleza na Web”.

Lucas deixou a sociedade e foi fazer um MBA em Stanford, onde conheceu o sócio atual – e onde uma ficha caiu. “Percebi que gosto de problemas complicados, algo que ninguém esteja olhando”, diz. Lachlan, que já tinha atuado no Brasil em outras startups, teve a ideia de fazer recrutamento online por aqui. E esse foi o embrião da Contratado, o nome original da Revelo, criada em 2014 e primeiramente destinada a profissionais da área de tecnologia, ainda sua grande força.

 

Fotos: Thays Bittar / Reserva

Funciona assim: as empresas contratam a Revelo e oferecem suas vagas no site. Os profissionais cadastrados fazem testes de conhecimento e seus dados são avaliados pelo algoritmo e pelo sistema da plataforma, que usa inteligência artificial para fazer a curadoria. Os que dão “match” com as qualidades esperadas para a vaga, são indicados para a entrevista. Mas o algoritmo é exigente: só cerca de 5% dos cadastrados passam pelo processo, o que faz as empresas clientes confiarem na peneira. Geralmente, o perfil do candidato fica disponível por cerca de três semanas, período em que os profissionais recebem de 5 a 10 propostas de emprego. Aqui, Lucas fala um pouco mais sobre seu aprendizado nesses quatro anos.

Pense nas necessidades dos clientes

“No início, a gente atendia muitas startups, que precisam de contratos curtos e não podem fazer um grande investimento, precisam preencher vagas pontuais. Então, cobrávamos por profissional, uma porcentagem sobre o salário. Hoje, temos grandes empresas entre nossos clientes, que preferem contratos de longo prazo e precisam preencher muitas posições o tempo todo. Nesse caso, temos planos mais longos que incluem livre acesso à plataforma.”

Paciência não faz mal a ninguém

“No primeiro ano da Revelo, não procuramos investimento externo. Decidimos aguentar o máximo possível com recursos do próprio bolso. Estávamos conscientes de que recrutamento nao era indústria atraente, que não iria ter gente interessada logo de cara mas, se gastássemos tempo e dinheiro para crescimento rápido por 12 meses, teríamos o que contar. Então, em um ano, tínhamos mais de 20 empresas contratando pela plataforma. Meu sócio, que não sabia nada da área, aprendeu a programar e construiu a plataforma praticamente sozinho, pois éramos só nós, dois estagiários e um programador naquela época. Quando, enfim, fomos buscar investidor, tinha mais demanda do que imaginávamos.”

Pesquise antes

“Meu primeiro negócio não decolou porque não fomos entender o mercado antes de empreender. Achávamos que havia uma demanda e montamos a empresa. Dessa vez, pesquisamos muito. A ideia existia, mas não sabíamos se teria demanda. Aí fomos conversar com gente do mercado e entrevistamos 50 CEOs para descobrir se contratação era um problema. A maior parte deles disse que seu principal obstáculo para crescer era encontrar talentos no mercado. Tínhamos um bom ponto de partida.”

Humildade é bom para os negócios

“Na primeira rodada de investimentos, levantamos R$ 3 milhões, o que serviu pra gente automatizar o processo de busca. Em 2016, fomos atrás da segunda rodada mas, ainda que a gente estivesse crescendo, o Brasil estava em crise. Tomamos muitos ‘nãos’, nem conseguíamos marcar reunião em alguns casos. Foi um processo dolorido, não sabíamos se conseguiríamos e tivemos que bater em muitas portas. No final, conseguimos ótimos parceiros que trouxeram experiência, mas até chegar neles, tivemos que ser bem humildes.”

 

– INSPIRE-SE NO ESTILO DO LUCAS

Camiseta Flame
Tênis Neo

 

QUER SER AVISADO SOBRE NOSSOS PRÓXIMOS POSTS?